gramatical - определение. Что такое gramatical
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое gramatical - определение

Gramaticais; Gramático; Gramatica; Gramatical; Gramaticista; Gramática reflexiva; Gramática contrastiva; Gramática histórica

Gramatical         
adj.
Relativo à gramática: análise gramatical.
Que está conforme à gramática.
(Lat. grammaticalis)
gramatical         
adj (lat grammaticale)
1 Que se refere à gramática: Gênero gramatical, período gramatical.
2 Que está conforme à gramática.
3 Gram Qualificativo do gênero atribuído a um ser de acordo com uma classificação gramatical; por exemplo, pela terminação do nome que o designa, e não pelo sexo.
4 Gram Designativo do período que encerra sentido incompleto, ou vem ligado sintaticamente a outro.
5 Gram Qualificativo que se dava à análise atualmente definida como morfológica.
Aspecto gramatical         
CATEGORIA SEMÂNTICA
Aspeto gramatical; Aspecto verbal
O aspecto gramatical gramatical ou aspeto gramatical}} é uma categoria semântica que expressa detalhes qualitativos ou quantitativos internos de uma determinada ação, processo ou estado sendo aplicado ao verbo. Dá conta de implementar um fato em algum momento do tempo, classificando os verbos em Perfeito, Imperfeito, Mais-que-perfeito, do Presente, do Pretérito, sendo os três primeiros aplicáveis ao tempo Pretérito, e os dois últimos ao tempo Futuro.

Википедия

Gramática

Gramática (do grego: γραμματική, transl. grammatiké, feminino substantivado de grammatikós) designa um conjunto de regras que regem o uso de uma língua, especialmente o modo como as unidades desta se combinam entre si para formar unidades maiores. Também designa um ramo da linguística que estuda os elementos que compõem a gramática das línguas. Além disso, ainda nomeia as obras produzidas a partir destes estudos, classificadas em diversos tipos, a depender do elemento da língua que tomam como escopo: gramáticas históricas, comparativas, descritivas, e prescritivas, estas últimas também chamadas gramáticas normativas.

Toda língua e suas variantes — desde a variante padrão ou norma culta às variantes não padrão — têm sua própria gramática, que é conhecida e usada por todos os falantes daquela determinada variante, pois é adquirida no processo de aquisição de linguagem. Esse conhecimento, contudo, na maioria das vezes se restringe ao âmbito epilinguístico, não alcançando o plano metalinguístico.

O conceito de gramática, quando se refere às gramáticas normativas, designa obras de caráter prescritivo que têm como objetivo ditar as regras segundo as quais a língua deveria ser usada. As fontes de elaboração dessas regras podem ser diversas, a depender do autor e da época de produção de cada gramática, podendo variar da referência à norma culta, isto é, à variante prestigiada dentro de determinada comunidade linguística, às obras de escritores canônicos.

Na Idade Média, a gramática era uma disciplina de estudo que compunha o Trivium que, junto com o Quadrivium, compunham a metodologia de ensino das sete Artes liberais.